quarta-feira, 17 de agosto de 2011

5 Dicas para os Jovens de Deus

Ecle 11:1-10: Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.2 Reparte com sete, e ainda até com oito; porque não sabes que mal haverá sobre a terra.3 Estando as nuvens cheias de chuva, derramam-na sobre a terra. Caindo a árvore para o sul, ou para o norte, no lugar em que a árvore cair, ali ficará.4 Quem observa o vento, não semeará, e o que atenta para as nuvens não segará.5 Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da que está grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.6 Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retenhas a tua mão; pois tu não sabes qual das duas prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão, igualmente boas.7 Doce é a luz, e agradável é aos olhos ver o sol.8 Se, pois, o homem viver muitos anos, regozije-se em todos eles; contudo lembre-se dos dias das trevas, porque hão de ser muitos. Tudo quanto sucede é vaidade.9 Alegra-te, mancebo, na tua mocidade, e anime-te o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas Deus te trará a juízo.10 Afasta, pois, do teu coração o desgosto, remove da tua carne o mal; porque a mocidade e a aurora da vida são vaidade.
A igreja precisa atentar para os jovens, e ajudá-los a encontrar o caminho que conduz à vida eterna. O jovem toma decisões que afetarão a sua vida, e estas decisões são baseadas, consciente ou inconscientemente, naquilo que ele acredita. Jovem, você acredita em Deus? Melhor que isso, jovem, você acredita na palavra de Deus e no testemunho de Jesus Cristo, o qual é o espírito da profecia? (Apoc 19:10)
Se a resposta é sim, preste atenção a alguns princípios da palavra de Deus:

1. Lei da semeadura

É uma lei espiritual, na qual aquilo que você semeia, você ceifará (Gal 6:7). Quando você lança o teu pão sobre as águas, você está lançando a palavra que sai da tua boca, as atitudes que definem o teu caráter, sobre as pessoas que estão ao teu redor e fazem parte da caminhada; não espere receber nada imediatamente, saiba esperar o tempo da colheita. Tempo e modo são fundamentais, para todo propósito existe um tempo e um modo (Ecl 8:5-6)

2. Generosidade

Ninguém é nada na vida sozinho, ser generoso e repartir é uma necessidade, primeiro para manter teu coração na atitude correta, olhando para as pessoas com respeito e interesse; depois para conquistar amigos que venham a ter boa disposição de te ajudar lá na frente em tua vida. Nós não sabemos o que acontecerá na nossa vida ou na terra, mas sabemos que existem coisas que não temos o poder de controlar, só o Senhor é Deus.

3. Visão de longo alcance

Não viva no imediatismo das circunstâncias, mas caminhe pela fé, diante daquilo que você recebeu como visão e revelação. Não tenha medo de errar, porque só quem não faz não erra.

4. Viva com alegria no coração

Não deixe nada roubar a tua alegria e o gozo do Espírito; a alegria do Senhor é a tua força. Prepare-se para os momentos difíceis da vida com uma atitude positiva, remova o desgosto, o desapontamento do teu coração, o Senhor te alerta antes que muitos serão os dias de trevas, portanto estaja pronto.

5. Aproveite a vida com sabedoria

Alegra-te na tua mocidade, saiba extrair o máximo dos bons momentos, existe um segredo em viver intensamente, com alegria, sem se deixar contaminar ou decair, e isso não está apenas relacionado com a sexualidade, mas também com o desgosto e atitude negativa. Lembre-se: ninguém quer estar do lado de pessoas negativas, derrotistas, pessimistas, tristes, iradas, violentas, amarguradas, cheias de dúvida, cheias de acusação ou de espírito crítico. Seja uma fonte de bênção e de alegria. Conquiste o teu espaço na vida; com Jesus, o autor da vida e consumador da tua fé (Heb 12:2 e Atos 3:15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário